E-mail:
Senha:
Cadastro
Esqueci minha senha

ESQUECI MINHA SENHA

ÁREA RESTRITA a USUÁRIOS CADASTRADOS

Caso ainda não seja cadastrado, clique aqui para fazer seu cadastro

Mural de projetos

Educador, caso você possua projetos realizados na área de educação para o trânsito e gostaria de divulgá-los, utilize este espaço!

Enviar meu projeto

ÁREA RESTRITA a USUÁRIOS CADASTRADOS

Caso ainda não seja cadastrado, clique aqui para fazer seu cadastro

Cadastre seu trabalho

A Divisão de Educação do DETRAN/RS disponibiliza este espaço para a divulgação dos trabalhos de educação para o trânsito, com intuito de compartilhar ideias, criando uma rede de possibilidades de ações comprometidas com o bem estar coletivo e a preservação da vida.

Regulamento

• Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente através de formulário eletrônico, preenchendo-se todos os campos.

• Todo material enviado para publicação será analisado pela Equipe Técnica da Divisão de Educação para o Trânsito do DETRAN/RS, que reserva-se o direito de publicá-los ou não, considerando os critérios de seleção estabelecidos.

• Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não incidindo nenhuma espécie de remuneração.

• Ao enviar material para publicação no Portal, o autor estará aceitando colocar seu trabalho na Internet, admitindo e assumindo toda a responsabilidade por cópias e afins.

• Todos os trabalhos publicados no mural poderão ser mencionados e expostos em outras iniciativas do DETRAN/RS, respeitado o conteúdo essencial do trabalho, garantida a citação da fonte e a identificação do autor.

Critérios

• Trabalhos educativos que envolvam necessariamente a temática trânsito.

• Registros com notório viés construtivo, que demonstrem a seriedade e compromisso que toda rede em defesa da vida requer.

• Iniciativas que defendam a concepção de trânsito como um direito de todos e promovam a adoção de práticas em prol de um trânsito mais seguro e civilizado.

• Propostas que não contrariem os princípios pedagógicos defendidos pelo DETRAN/RS e a legislação vigente.

• Informações claras e diretas sobre a forma como o trabalho foi desenvolvido, para melhor entendimento por parte dos usuários do site e seu aproveitamento como referência, legitimando o intuito multiplicador do mural.

• Considerações gerais:

» Trabalhos que forem apresentados com intuito de algum tipo de autopromoção não serão publicados.

» Os campos foto, vídeo e projeto, que tem caráter complementar e não obrigatório, não são considerados para fins de seleção, porém os trabalhos sem pelo menos uma foto ilustrativa não participam do destaque na página principal.

 »Prioritariamente, serão publicadas fotos que atendam os seguintes critérios: crianças e adultos devem aparecer de costas e placas de veículos não devem estar legíveis, devendo ser desfocadas.

» Os trabalhos enviados estão sujeitos à revisão ortográfica e gramatical para publicação, bem como eventual alteração no resumo original caso necessária adequação da linguagem.

Projeto

?
Para que o link do vídeo do seu projeto fique disponível no Portal da Educação para o trânsito, é necessário ter uma conta em um repositório de vídeos online da Web (ex: Youtube), disponibilizar o vídeo neste repositório, copiar o link gerado e colar neste campo.
[+] Adicionar vídeo [-] Remover vídeo

Procurar Trabalhos

CFC Rizzon Escolas Municipais e Estaduais
CFC RIZZON A Semana Nacional do Trânsito em nosso município ocorreu na última semana de setembro entre os dias 26/09 a 30/09 , devido às comemorações da Semana Farroupilha. Os órgãos de segurança do município, juntamente com os CFCs realizaram palestras educativas em escolas municipais, estaduais e particulares da zona urbana e rural. O CFC RIZZON realizou projeto com crianças da E.M.E.F. Cel. Avelino que cursam o 5 ano, no dia 26/09/2016 onde o tema “ Sou + um para + segurança do transito ” foi trabalhado através de uma roda de conversa onde cada um, assumiu seu compromisso como usuário do transito e confeccionou placas de regulamentação, que foram expostas no...

CFC WEBER MOVIMENTANDO O MAIO AMARELO

Devido a importância de educar crianças e adolescentes quanto ao comportamento no trânsito, seja como condutor ou como pedestre, tomamos a iniciativa de realizar ações em algumas escolas municipais de nossa cidade, com palestras sobre os cuidados no trânsito. Achamos que é possível esta conscientização começar pelas crianças, pois desde pequenos já existe uma compreensão quanto a comportamentos que não coloquem em risco suas vidas e de sua família.
Visualizar

PRIMEIRAS NOÇÕES DE TRÂNSITO

foto
Todas as crianças das turmas de Jardim e Pré das escolas municipais de Veranópolis visitaram o CFC e participaram de duas atividades principais, uma teórica e outra prática. Primeiramente, exibição de um vídeo educativo, selecionado de acordo com a idade do público-alvo, que serviu como base para conversas sobre os temas e questionamentos/soluções de dúvidas das crianças. Depois, uma parte prática, em que as crianças foram levadas a conhecer a pista de moto e quando foi mostrada a utilização correta do equipamento de segurança adequado a sua faixa etária, juntamente com o cinto de segurança.
Visualizar

MinhaEscolhaFazADiferença

foto
Trabalho desenvolvido durante o mês de maio com ajuda de profissionais do CFC em que foram realizadas atividades com alunos das turmas teóricas e os trabalhos expostos no CFC assim como divulgado em mídias sociais buscando alcance maior.
Visualizar

MAIO AMARELO

foto
Na tarde do dia 24.05.2017 o CFC Bueno dentro das atividades do Maio Amarelo, e Projeto Trânsito nas Escolas, a convite da Direção da Escola Ione Campos realizo com os alunos dos 1º até os 5º anos, uma roda de conversa onde os alunos receberam orientações de como se comportar como pedestres, o uso da faixa de segurança, como identificarem o semáforo para pedestres, comportamento na saída das escolas. Será desenvolvido no decorrer do ano diversas atividades na escola relacionadas ao Projeto Trânsito nas Escolas, nesse primeiro encontro foram desenvolvidas atividades relacionadas ao Maio Amarelo e abordado o tema Pedestre e Faixa de Segurança.
Visualizar

Palestra e Pista Educativa em Esmeralda

foto
Realizada palestra e pista educativa para os alunos da educação infantil e palestra para os alunos do ensino médio.
Visualizar

Somos a Diferença no Trânsito

Aos jovens conseguimos alertar sobre a necessidade de cuidados em relação à bebida e direção, (entre outras orientações) visto que estão em uma idade de autoafirmação e onde muitos já começam a dirigir sem carteira e se mostrar para os amigos, idade em que não veem a hora de fazer sua CNH para usufruir de sua tão esperada liberdade de ir e vir sem depender de ninguém, o que às vezes nem acontece ou demora a acontecer, pois, já se envolvem em acidentes antes mesmo de fazer sua CNH. Às crianças alertamos para os cuidados ao atravessar a rua, ao pedalar, ao jogar bola, e também na escola do interior abordamos o perigo da criança conduzir uma motocicleta ou andar na garupa quando não tem idade para tanto. E aos condutores e motociclistas tentamos incutir um pouco mais de responsabilidade para que tenham mais cuidados com os pedestres e ciclistas no trânsito e aos pedestres e ciclistas que façam sua parte obedecendo às regras básicas seguindo assim dicas preciosas para sua segurança. As Palestras foram realizadas em datas e horários combinados com os diretores e supervisores das escolas, através de ofícios enviados com antecedência, Nas escolas foram utilizados materiais preparados especificamente para o ensino médio, fundamental e para o Ensino de Jovens e Adultos. A blitz foi planejada para um dia em que todos os instrutores pudessem participar juntamente com os demais funcionários do CFC todos com camisetas relativas ao evento, foi enviado ofício para a Brigada Militar e para a divisão de trânsito do município, que nos apoiou disponibilizando algum material da escolinha de trânsito para auxiliar na conscientização, sendo que o planejamento de todas as atividades separação de folders e montagem de cronogramas de datas, horários, locais, a confecção do conteúdo e material dos slides gravados no pen drive e apresentados no data show em cada uma das escolas pelo instrutor teórico, ficou a cargo da diretora de ensino. Nós do CFC Machado através da Diretora de Ensino Eliane Trindade , do instrutor Fabiano Angelo Ziemann e instrutora Lourdes Helena L. Amorim trabalhamos junto com as escolas esporadicamente ao longo de cada ano e enfatizamos mais o tema na Semana Nacional do Trânsito, realizando palestras nas escolas. E a Blitz educativa que realizamos nas ruas de nosso município já é tradição de todos os anos no mês de Setembro, com a colaboração de nossos instrutores e atendentes.
Visualizar

Conscientizacão no trânsito CFC Intelligence

foto
O Centro de Formação de Condutores Intelligence, sempre presente na comunidade com campanhas e projetos de educação para o trânsito, desenvolveu neste primeiro semestre de 2016 palestras educativas e treinamentos de direção defensiva nas escolas e empresas da Região do Vale do Rio Pardo. As atividades desenvolvidas contam com a coordenação da diretora de ensino do CFC Intelligence, Thartieri Assmann, junto com os educadores Claudio Marques e Rodrigo Goebel. Os assuntos abordados nas palestras, realizadas nas escolas, tratam sobre a conscientização no trânsito, dando ênfase aos pedestres e ciclistas. Nos treinamentos realizados nas empresas, o assunto das palestras aborda o tema sobre direção defensiva e também, são realizados treinamentos práticos com os colaboradores. No período de março a Junho foram realizadas 34 palestras em 7 escolas e, 3 treinamentos teóricos e práticos nas empresas da região, contabilizando a participação de cerca de 2500 pessoas, sendo elas adolescentes e adultos com idades entre 15 e 50 anos. Ao final de cada atividade é realizado um feedback com os responsáveis pelas atividades desenvolvidas. Para o segundo semestre de 2016, o CFC Intelligence até o momento, possui 41 palestras agendadas.
Visualizar

Semana Municipal do Trânsito

foto
A Semana Municipal do Trânsito, que ocorreu de 31 de maio a 03 de junho de 2016, envolveu toda a comunidade do município em diversas atividades realizadas pelo CFC, em conjunto com demais órgãos municipais, estaduais e federais.
Visualizar

"DIA D" MAIO AMARELO 2016

foto
Como parte do projeto pedagógico do CFC CARÁ de 2016, ocorreu no mês de maio, seu segundo ano de participações no evento “Maio Amarelo”, através de diversas ações coordenadas e voltadas para a conscientização de segurança no trânsito. Dentre estes projetos desenvolvidos, destacamos a participação na semana de prevenção de acidentes na Rede de Mercados Economia de Carazinho, através da palestra “Direção Defensiva e Segurança no Trânsito” com a palestrante e Diretora de Ensino Janice Graebin e, culminando no dia 12, ocorreu em parceria com diversos segmentos da comunidade carazinhense, o “DIA D”, voltado para a conscientização e oportunidade de exposição, panfletagem, palestras e simulação de acidente de trânsito, com a brilhante participação dos socorristas do SAMU, alunos da enfermagem, fiscais de trânsito, CFCs da comunidade entre outros , que abrilhantaram o evento, destacando a importância de ações em parceria, voltadas para o interesse maior do bem comum e de ações da década de prevenção objetivando a redução dos índices de acidentalidade e melhorando a qualidade de vida da própria comunidade.
Visualizar

Projeto Cuidar da Vida

foto
O CFC Farroupilha, desde sua criação, participa ativamente junto a comunidade, na realização de campanhas educativas para um trânsito mais seguro em escolas, empresas, associações e outros, mas a partir do ano de 2013 sentiu a necessidade de agregar um trabalho programado e de ação contínua. Foi quando surgiu o projeto Cuidar da Vida. A educação para o trânsito vai além do ensinar a fazer, ensina como ser. Acreditamos que trabalhar em favor de uma educação para a vida contribua para o desenvolvimento das pessoas em sua socialização no espaço público. Para nós do CFC Farroupilha, além de educar novos condutores, é importante trabalhar pela educação no trânsito desde a infância, a fim de formar cidadãos mais conscientes do seu papel na preservação da vida. O Projeto Cuidar da Vida, em parceria com a Secretaria da Educação, escolas particulares e voluntários visa plantar a semente da educação para o trânsito no terreno fértil da infância, para que possa produzir melhores frutos no futuro. Os encontros, coordenados por Natalina Silvestrin, diretora geral do CFC Farroupilha, acontecem em forma de oficina. Com uma proposta lúdica são tratados assuntos como: a importância do uso do cinto de segurança, demonstração do uso correto da faixa de pedestres, o uso inadequado do celular na direção , sinais de trânsito e outros comportamentos assertivos contidos no livreto que é distribuído a cada criança. O encontro contempla brincadeiras, danças e distribuição de doces pelos mascotes Faixinha, Sinalzinho e Jhony Lantejola. É entregue à direção de cada escola uma flor, como símbolo da beleza, mas também fragilidade da vida. Crianças e professores são convidados a cuidá-la sinalizando que darão continuidade ao trabalho. Ao final de cada atividade a equipe se reúne para avaliar os trabalhos. É solicitado a cada escola o parecer sobre o trabalho desenvolvido.
Visualizar

1 | 2 | 3 | 4 | Próxima >>

Portal da Educação

Av. Voluntários da Pátria, nº 1358 - 5º Andar - Ala Norte - Prédio Secretaria de Segurança Pública

Porto Alegre - RS. CEP: 90230-010

PÚBLICOS

SERVIÇOS E INFORMAÇÕES

EXPEDIENTE

Horário de atendimento: das 8h30min às 18h de segunda a sexta - Fone: 0800-510-3311

Av. Voluntários da Pátria, nº 1358 - 5º Andar - Ala Norte - Prédio Secretaria de Segurança Pública,

Porto Alegre - RS. CEP: 90230-010

REDES SOCIAIS

  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
  • Youtube
Termos de uso