E-mail:
Senha:
Cadastro
Esqueci minha senha

ESQUECI MINHA SENHA

ÁREA RESTRITA a USUÁRIOS CADASTRADOS

Caso ainda não seja cadastrado, clique aqui para fazer seu cadastro

Mural de projetos

Educador, caso você possua projetos realizados na área de educação para o trânsito e gostaria de divulgá-los, utilize este espaço!

Enviar meu projeto

ÁREA RESTRITA a USUÁRIOS CADASTRADOS

Caso ainda não seja cadastrado, clique aqui para fazer seu cadastro

Cadastre seu trabalho

A Divisão de Educação do DETRAN/RS disponibiliza este espaço para a divulgação dos trabalhos de educação para o trânsito, com intuito de compartilhar ideias, criando uma rede de possibilidades de ações comprometidas com o bem estar coletivo e a preservação da vida.

Regulamento

• Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente através de formulário eletrônico, preenchendo-se todos os campos.

• Todo material enviado para publicação será analisado pela Equipe Técnica da Divisão de Educação para o Trânsito do DETRAN/RS, que reserva-se o direito de publicá-los ou não, considerando os critérios de seleção estabelecidos.

• Os trabalhos publicados são de inteira responsabilidade dos autores, não incidindo nenhuma espécie de remuneração.

• Ao enviar material para publicação no Portal, o autor estará aceitando colocar seu trabalho na Internet, admitindo e assumindo toda a responsabilidade por cópias e afins.

• Todos os trabalhos publicados no mural poderão ser mencionados e expostos em outras iniciativas do DETRAN/RS, respeitado o conteúdo essencial do trabalho, garantida a citação da fonte e a identificação do autor.

Critérios

• Trabalhos educativos que envolvam necessariamente a temática trânsito.

• Registros com notório viés construtivo, que demonstrem a seriedade e compromisso que toda rede em defesa da vida requer.

• Iniciativas que defendam a concepção de trânsito como um direito de todos e promovam a adoção de práticas em prol de um trânsito mais seguro e civilizado.

• Propostas que não contrariem os princípios pedagógicos defendidos pelo DETRAN/RS e a legislação vigente.

• Informações claras e diretas sobre a forma como o trabalho foi desenvolvido, para melhor entendimento por parte dos usuários do site e seu aproveitamento como referência, legitimando o intuito multiplicador do mural.

• Considerações gerais:

» Trabalhos que forem apresentados com intuito de algum tipo de autopromoção não serão publicados.

» Os campos foto, vídeo e projeto, que tem caráter complementar e não obrigatório, não são considerados para fins de seleção, porém os trabalhos sem pelo menos uma foto ilustrativa não participam do destaque na página principal.

 »Prioritariamente, serão publicadas fotos que atendam os seguintes critérios: crianças e adultos devem aparecer de costas e placas de veículos não devem estar legíveis, devendo ser desfocadas.

» Os trabalhos enviados estão sujeitos à revisão ortográfica e gramatical para publicação, bem como eventual alteração no resumo original caso necessária adequação da linguagem.

Projeto

?
Para que o link do vídeo do seu projeto fique disponível no Portal da Educação para o trânsito, é necessário ter uma conta em um repositório de vídeos online da Web (ex: Youtube), disponibilizar o vídeo neste repositório, copiar o link gerado e colar neste campo.
[+] Adicionar vídeo [-] Remover vídeo

Procurar Trabalhos

PROJETO: EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: “SOMOS AGENTES MULTIPLICADORES - PODEMOS AJUDAR A CORRIGIR O TRÂNSITO!”

foto
No ano de 2017, o CFC Veranópolis desenvolveu um projeto junto às escolas municipais que consistiu na visita à sede do centro pelas turmas do sexto ano de todas as escolas. No total foram cerca de 170 alunos envolvidos na ação. Os encontros incluíram palestras, visitação à pista de moto, acompanhamento de aulas de simulador e observação de realização de manobras de balizamento, além de distribuição de material elaborado pelo DETRAN/RS para ser trabalhado nas escolas. O principal objetivo do projeto foi conscientizar os alunos em relação a sua importância como agentes multiplicadores na Educação para o Trânsito, no sentido de que, mesmo não sendo motoristas, participam do trânsito de diversas maneiras, exercendo diferentes papéis – pedestres, ciclistas, passageiros – e, assim, podem auxiliar na correção dos erros que os demais atores cometem. Sabe-se que, ao serem corrigidos pelas crianças, os adultos ficam constrangidos e, na maior parte das vezes, passam a adotar o comportamento correto.
Visualizar

1º Passeio Ciclístico de Alegrete - Semana Nacional de Trânsito

foto
Este ano dentro da programação da Semana Nacional de Trânsito o CFC Alegrete realizou um passeio ciclístico na cidade tendo como público alvo os alunos, familiares e professores da rede de ensino municipal, estadual e particular. O evento foi realizado no dia 24/09/2017 ás 09 h, no início do evento os participantes receberam orientações quanto a circulação, distância entre os veículos e equipamentos de segurança, cada participante recebeu um informativo com dicas de segurança. Todo o evento foi acompanhado pela Guarda Municipal de Trânsito e no final do percurso os participantes foram recebidos por uma equipe com água fornecida pela Corsan. Tivemos como parceiros o Grupo Trilha Aventura, Ciclo Vascão, Sub Way, Prefeitura Municipal de Alegrete e Corsan.
Visualizar

"Se Essa Rua Fosse Minha"

foto
Dividimos o projeto em 6 categorias:  Categoria ACC Público Alvo: Alunos da Educação Infantil  Categoria A Público Alvo: Alunos 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano  Categoria B Público Alvo: Alunos 4º Ano / 5º Ano  Categoria C Público Alvo: Alunos 6º Ano / 7º Ano  Categoria D Público Alvo: Alunos 8º Ano / 9º Ano Abertura: Vídeo sobre itens de trânsito específico para faixa etária. Nome: “Tabuleiro Se essa rua fosse minha” Objetivo do Jogo: Completar o percurso em primeiro lugar. Atividade: 1. A turma será dividida em dois grandes grupos; 2. Desses grupos será escolhido, por eles mesmos, dois representantes de cada lado. Um será o motorista da vez e o outro será o carona; 3. Cada grupo definirá o nome de sua equipe; 4. O Carona é quem vai sortear as perguntas que serão destinadas para aquele grupo, as quais estarão dentro da urna; 5. O motorista é quem irá jogar no tabuleiro gigante que estará disposto ao chão; 6. Quando os dois motoristas estiverem posicionados na saída, farão par ou ímpar para verificar quem começa; 7. O primeiro que começar atira o dado para ver quantas casas deve andar; 8. Começa o jogo com os motoristas percorrendo o caminho do tabuleiro; 9. A cada rodada, dependendo da casa que o motorista cai, será uma atividade do tabuleiro ou uma pergunta; 10. O Carona correspondente aquela equipe irá sortear uma pergunta da urna respectiva a sua faixa etária; 11. Toda equipe deve ajudar a responder a pergunta; 12. Na própria pergunta terá o que o motorista deve fazer caso acertem ou errem as perguntas; 13. Na rodada seguinte muda a equipe e segue o jogo; 14. As equipes jogam até o primeiro motorista chegar ao final; 15. A equipe que for mais consciente no trânsito e atingir a linha de chegada por primeiro é a vencedora.  Categoria E Público Alvo: Alunos do Ensino Médio Metodologia: 1. A turma será dividida em dois grandes grupos. 2. Uma parte da turma ficará na sala do simulador e alguns alunos poderão fazer uma aula demonstrativa. 3. A outra parte da turma, ficará na sala teórica com a Diretora de Ensino para conversar sobre o processo de Ensino da Habilitação, com vídeos educativos para conscientização.
Visualizar

CFC Pizutti - Educando Para o Trânsito, Educando Para a Vida

foto
A crescente ocorrência de infrações e os resultados estatísticos, apontando um percentual aumento de acidentes com vítimas fatais e com sequelas irreversíveis, nos leva a crer que a educação nos vários segmentos sociais possa contribuir para reverter este quadro. O respeito as regras, as ações defensivas e as atitudes cordiais no trânsito perpassam unicamente pela educação através das politicas públicas educacionais. - Palestras informativas e interativas sobre o trânsito; - Promoção de peça de teatro, atividades lúdicas e oficinas; - período de realização: março a julho de 2017.
Visualizar

A Semana Nacional do Trânsito

foto
No dia 21/09/2017 a tarde o Programa Transito Vida em parceria com o CFC Rio Pardo , Secretaria de Transito e escolas do município, realizaram uma Blitz Educativa alusiva a Semana Nacional do Transito. A atividade foi realizada em frente ao CFC Rio Pardo onde voluntarios do Programa Transito Vida e da Secretaria de Transito realizaram orientacoes e distribuicao de material educativo aos motoristas e pedestres. Cerca de 150 veiculos foram abordados e 300 pessoas orientadas pelos voluntários , entre pedestres , motoristas e passageiros. O tema da Semana Nacional do Trânsito é "Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito".
Visualizar

Minha Escolha Faz a Diferença

foto
Pensando nisso já vem desenvolvendo um projeto junto as escolas há mais de 10 anos, e o ano de 2017 não poderia ser diferente. Com palestras junto ao CFJL em Horizontina, a Escola Estadual de Doutor Mauricio Cardoso, as Escolas EEEF Ernesto Dornelles e EEEF Gonçalves Dias de Vila Pratos, Escola Antonio Barella, Escola Marechal Hermes, Escola de Educação Infantil Mundo Encantado e Escola Espaço da Criança de Novo Machado, abrangindo um total de 650 estudantes, Levando o tema da Semana Nacional do Trãnsito “MINHA ESCOLHA FAZ A DIFERENÇA” o CFC Bianchi mantém a tradição de promover a conscientização junto a comunidade escolar.
Visualizar

Teatro Educativo para o Trânsito - " Os Nêne do Pradão"

foto
O Projeto se inicia, com o convite para participarmos das comemorações dos 30 Anos da CIC- Assoc Industrial e Comercial de nossa cidade em Maio deste ano, e teve sequencia na Semana Nacional do Trânsito, com as escolas dos municípios de Antonio Prado, Ipê e Nova Roma Do Sul, atingindo um público de mais ou menos 3000 pessoas. A ideia do Teatro foi mais ou menos assim:As ideias e discussões do que iríamos fazer, começou quando, um de nossos instrutores, que também é um dos personagens e que ajudou a elaborar a peça, propôs um teatro, que em uma ocasião teria assistido e gostado muito.Desde então a peça teatral começa a ser elaborada, construída, discutida com as Diretoras e com os personagens, os instrutores do CFC Giovani Fiorese, instrutor teórico e Neimar Zamboni, instrutor prático.Definições de figurinos, falas, montagem do cenário, quase que cem por cento ficou por conta dos instrutores, que foram definindo e nos mostrando, para ver se também gostávamos. Ensaios diários, muitas vezes fora do expediente foram necessários para adequação à peça. Comprometimento, parceria e vontade de fazer bem o trabalho assumido não faltou por parte de nossos colaboradores. De uma forma divertida, mas com um conteúdo muito rico, foram abordados temas como alta velocidade, álcool e direção, uso do celular, veículos em mau estado, emocional do condutor, e como acontecem os acidentes e o que acontecem com as pessoas dentro dos veículos em caso de acidentes. isso tudo vamos descrevendo no Projeto, como foram se dando as apresentações.
Visualizar

BLITZ EDUCATIVA MINHA ESCOLHA FAZ A DIFERENÇA

foto
O CFC Eldorado em parceria com a Secretaria de Trânsito e Transporte de Eldorado do Sul, promoveu na SNT 2017 Blitz Educativa abordando pedestres,ciclistas, motociclistas, motoristas de automóveis e caminhões divulgando a campanha do Detran RS MINHA ESCOLHA FAZ A DIFERENÇA, para conscientização de um trânsito seguro para Todos.
Visualizar

BLITZ EDUCATIVA

foto
O CFC juntamente com os agentes mirins e a guarda de trânsito de Esteio realizou uma blitz educativa para orientar os condutores sobre cuidados importantes na condução segura do veículo. A blitz aconteceu nos dias 19, 22 e 25 de Setembro.
Visualizar

AFINAL!! "Eu faço a diferença no trânsito"!!!!

foto
Semana toda de atividades de 18/a 25 de setembro, em parceria com órgãos municipais, teremos atividades durante toda semana, mas o ponto algo será no dia 22/09/2017 palestra Casa Cultura de Marau, com Tema : O que mudar para que o trânsito mude!. Com escolas da rede Estadual e Particular. dia 23/09/2017, na praça Elpidio Fialho Bliz educativa, escolinha de trânsito e mateada, publico em geral. No dia 25/09/2017 as 19:00 missa para todas vitimas de acidente de nossa cidade.
Visualizar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | Próxima >>

Portal da Educação

Av. Voluntários da Pátria, nº 1358 - 5º Andar - Ala Norte - Prédio Secretaria de Segurança Pública

Porto Alegre - RS. CEP: 90230-010

PÚBLICOS

SERVIÇOS E INFORMAÇÕES

EXPEDIENTE

Horário de atendimento: das 8h30min às 18h de segunda a sexta - Fone: 0800-510-3311

Av. Voluntários da Pátria, nº 1358 - 5º Andar - Ala Norte - Prédio Secretaria de Segurança Pública,

Porto Alegre - RS. CEP: 90230-010

REDES SOCIAIS

  • Twitter
  • Facebook
  • RSS
  • Youtube
Termos de uso